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Contextos geográficos e campos de possibilidades para diferentes gerações: um percurso teórico

Processo: 23/02493-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Nécio Turra Neto
Beneficiário:Nécio Turra Neto
Pesquisador Anfitrião: Peter Hopkins
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Newcastle University, Inglaterra  
Assunto(s):Gerações   Jovens   Experiências de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assemblage Thinking | Contexto geográfico | Cursos de Vida | gerações | Juventudes | Teorias Não Representacionais | Geografia Social e Cultural

Resumo

Procuramos desenhar geografias das experiências juvenis, considerando que variam tanto em função das gerações (no tempo) como em relação aos contextos geográficos (no espaço) que oferecem diferentes campos de possibilidades para vivenciar a condição juvenil e delinear projetos de futuro. Experiência que é atravessada pelas dimensões de classe, raça e gênero. Nossa questão central é entender como diferentes gerações que viveram/vivem suas experiências juvenis e desenharam/desenham projetos de futuro em contextos geográficos (em parte instituídos pelos próprios jovens) e de acordo com os campos de possibilidades presentes em diferentes épocas? Sem ancorar ainda a pesquisa em nenhuma área concreta, nossa intenção é construir um referencial teórico que possa contribuir para fundamentar as futuras pesquisas empíricas que pretendemos desenvolver no Brasil, em cidades pequenas do Oestes do Estado de São Paulo. Como metas desta proposta de Bolsa de Pesquisa no Exterior, pretendemos: i) desenvolver conceitualmente a ideia de contexto geográfico, termo ainda impreciso nos estudos de juventudes; ii) acessar o debate que ocorre na Inglaterra sobre as relações entre juventudes, geração e lugar, bem como entre as teorias não representacionais e representacionais na geografia e o "assemblage thinking" no pensamento urbano crítico. Também explorar as teorias dos cursos de vida, bastante desenvolvidas no contexto anglo saxônico; iii) e, a partir destes desenvolvimentos teóricos, contribuir para a consolidação dos estudos juvenis na geografia brasileira. (AU)

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