Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de discriminação e classificação de estímulos auditivos musicais a partir das suas características sonoras

Processo: 22/16494-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Átila Moreira Cedro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Generalização   Estímulos   Audição   Música   Melodia   Comportamento simbólico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discriminação de estímulo auditivos | generalização | melodias | Progressão Harmônica | Ensino de habilidades musicais/Formação do comportamento simbólico

Resumo

Estímulos auditivos musicais - acordes, escalas, progressões, melodias e trechos musicais - possuem diferenças marcantes entre si, porém, eles possuem propriedades similares que permitem classifica-los e como sendo dos tipos "maior" ou "menor". Muito provavelmente, o treino com um número limitado de estímulos auditivos musicais de ambos os tipos (maior e menor) pode possibilitar ao participante discriminar estímulos diferentes daqueles do treino, mas que sejam do mesmo tipo. Nossa hipótese é de que um treino com trechos musicais pode levar ao participante também ser capaz discriminar melodias musicais, sem a necessidade treino adicional para tanto. De forma similar, um treino com progressões harmônicas pode levar a discriminação de acordes durante os testes. A fim de testar nossa hipótese, vamos realizar duas coletas de dados. Primeiro Experimento, Grupo 1: os treinos serão com trechos musicais maiores e menores e os testes com melodias maiores e menores. Grupo 2: os treinos serão com melodias maiores e menores e os testes com trechos musicais maiores e menores. Segundo Experimento, Grupo 1: os treinos serão com progressões harmônicas maiores e menores, os testes com acordes maiores e menores; Grupo 2: os treinos serão com acordes maiores e menores, os testes com progressões harmônicas maiores e menores. Assim, poderemos determinar quais tipos de estímulos musicais podem gerar os desempenhos mais elevados durantes as fases de ensino. Além disto, poderemos identificar qual estímulo auditivo utilizado durante as fases de treinos possibilitou os desempenhos mais elevados durante os testes de generalização intra-estímulos e interestímulos. A habilidade de classificar estímulos auditivos musicais desta forma é de difícil aquisição e necessária para musicistas de diversos tipos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)