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Intervenções para formação de classes de estímulos equivalentes em adultos mais velhos com comprometimento cognitivo

Processo: 23/01539-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Mateus Stoppa Baldessin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Matching to sample   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demência | Intervenção Comportamental | Matching to sample | spaced retrieval | Análise do Comportamento

Resumo

O envelhecimento da população é um processo demográfico que está aumentando a proporção relativa de adultos mais velhos em todo o mundo. Uma das consequências desse envelhecimento é o aumento da incidência de demência, uma condição potencialmente incapacitante que pode contribuir para a dependência de adultos mais velhos e, consequentemente, piorar sua qualidade de vida. O comprometimento da memória é uma característica do transtorno, que afeta, entre outras coisas, o reconhecimento e a aprendizagem de relações entre pessoas (faces) e seus respectivos nomes, dificuldades para as quais são indicadas intervenções não farmacológicas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo comparar três tipos de intervenções distintas que utilizam os procedimentos de Matching to Sample (MTS) e Spaced Retrieval (SR) para ensinar ou fortalecer relações nome-face-profissão referentes a funcionários de instituições de longa permanência para idosos (ILPI) em que adultos mais velhos com comprometimento cognitivo residem. Participarão 12 adultos com mais de 60 anos, residentes em ILPI e que tenham indicativo de transtorno neurocognitivo, aferido em teste de rastreio para demência (Mini Exame do Estado Mental), e que não tenham indicativos de depressão (Escala de Depressão Geriátrica). As três condições de ensino nas quais os participantes serão alocados são: (1) MTS, na qual será utilizado um procedimento de ensino computadorizado com tarefas de emparelhamento ao modelo; (2) SR, um procedimento de ensino por recuperação espaçada de relações foto-nome e foto-profissão, utilizando cartões impressos; e (3) SR + MTS, na qual os participantes passarão pelos dois processos anteriormente descritos (primeiro o SR, depois o MTS). Antes e após as intervenções os participantes serão testados quanto ao conhecimento das relações ensinadas, e após as intervenções serão conduzidos testes para verificar a eventual aprendizagem de relações não diretamente ensinadas, mas derivadas do ensino realizado. Nas três intervenções os participantes aprenderão duas classes de estímulos, utilizando informações de funcionários da ILPI que os participantes não consigam reconhecer.

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