Busca avançada
Ano de início
Entree

Repercussões intergeracionais da vitamina d combinada à insulina em ratas com diabete pré-gestacional

Processo: 22/15499-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Débora Cristina Damasceno
Beneficiário:Vinícius Soares Barco
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperglicemia   Pâncreas   Desenvolvimento fetal   Roedores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hiperglicemia | Pâncreas | Programação Fetal | Roedores | via de sinalização da insulina | Diabete e Gravidez

Resumo

Fatores maternos e ambientais atuam no início da vida e podem repercutir na vulnerabilidade a doenças e no processo da saúde na vida adulta do indivíduo ou em animais. Em função dos achados inconclusivos na literatura com o tratamento do diabete com vitamina D, a proposta deste trabalho é verificar se o tratamento com insulina, associada ou não à vitamina D, irá influenciar na síntese e secreção de insulina e nas proteínas relacionadas à via de sinalização da insulina em ratas diabéticas ao final da prenhez. Além disso, pretendemos verificar se esta estratégia terapêutica antes da concepção e durante a prenhez de ratas diabéticas trará benefícios no processo de saúde de sua prole na vida adulta. Assim, o objetivo deste projeto será avaliar se ratas diabéticas tratadas com insulina, associada ou não com vitamina D, irão apresentar repercussões menos comprometedoras no pâncreas e musculatura esquelética e se seus descendentes estarão livres de doenças relacionadas à resistência à insulina e diabete na vida adulta. Para isso, serão utilizadas ratas Sprague-Dawley não-diabéticas e diabéticas, sendo tratadas com insulina, vitamina D ou ambas antes e durante a prenhez. As ratas-mães serão analisadas ao final da prenhez (21º dia de prenhez) e suas descendentes fêmeas na vida adulta (120 dias de vida) em amostras de sangue, pâncreas e músculo esquelético para análise da presença ou não de diabetes e resistência à insulina. Todos os procedimentos foram autorizados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) de nossa Instituição. P < 0,05 será considerado como limite de significância estatístico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARCO, VINICIUS S.; GALLEGO, FRANCIANE Q.; MIRANDA, CAROLINA A.; SOUZA, MAYSA R.; VOLPATO, GUSTAVO T.; DAMASCENO, DEBORA C.. Hyperglycemia influences the cell proliferation and death of the rat endocrine pancreas in the neonatal period. Life Sciences, v. 351, p. 8-pg., . (16/25207-5, 22/15499-0)