Busca avançada
Ano de início
Entree

Analisando a Prática Docente sob a Perspectiva da Formação Interdisciplinar

Processo: 23/16247-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Néstor Alexander Zambrano González
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino de ciências   Estudos interdisciplinares   Prática profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem transdiciplinar | Educação Básica | ensino de ciencias | inovação curricular | Interdisciplinaridade | prática docente | Ensino de Ciências

Resumo

O presente plano de pesquisa visa desenvolver a partir de uma abordagem de metodologia de investigação educacional multi-método, enquadrado em um estudo de caso, um conjunto de disciplinas eletivas a serem oferecidas aos cursos de licenciatura em ciências da natureza da USP, a saber, Licenciatura em Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH). Estas disciplinas pretendem oferecer conteúdo e metodologias para atividades de ensino transdisciplinar e, como resultado de sua implementação, produzir informações que permitam analisar de que modo a transdisciplinaridade foi incorporada nas práticas docentes desenvolvidas no cotidiano escolar pelos estudantes participantes. Os achados obtidos auxiliarão o cumprimento dos objetivos delineados para o subprojeto 2.5 (Transdisciplinaridade curricular nos relatórios de práticas docentes), na linha de Descrição, desenvolvimento e validação de inovações curriculares do projeto temático PROEDUCA - FAPESP/SEDUC - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na Educação Básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)