Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do uso de melatonina em pacientes com câncer de mama em quimioterapia sobre as vesículas extracelulares - estudo in vitro.

Processo: 23/06304-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Guilherme Silva Bruno Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Exossomos   Melatonina   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Exossomos | melatonina | mulheres | Genética Molecular do Câncer

Resumo

O câncer de mama (CM) é a neoplasia mais diagnosticada em mulheres ao redor domundo, e a segunda com maior mortalidade em mulheres, após o câncer de pelenão melanoma. Esta neoplasia é uma doença heterogênea com etiologia molecularcomplexa, que tem suscitado grande interesse científico com foco nos mecanismosde desenvolvimento, crescimento e progressão dessa doença. No microambientetumoral existem nanopartículas comunicadoras responsáveis pela transferência deproteínas, lipídeos e ácidos nucleicos, denominadas Vesículas Extracelulares (VEs).As VEs são liberadas em diversos fluidos biológicos e podem ser consideradasbiomarcadores moleculares e entregadores de moléculas terapêuticas. A melatoninaé um neuro-hormônio sintetizado pela glândula pineal e seu ritmo de secreção estádiretamente relacionado com o ciclo circadiano. Estudos recentes mostram umarelação importante entre o câncer de mama e a melatonina e já foi descrita atividadeantitumoral, por meio de mecanismos oncostáticos, apoptóticos, antiangiogênicos eantiproliferativos. Além disso, a melatonina, com suas propriedadesimunomoduladoras, antioxidantes e antiproliferativas adquire importância parautilização clínica curativa e/ou preventiva no câncer. Seu efeito na carga das VEsainda não foi descrito. Dessa forma, o presente trabalho pretende verificar o efeitoda melatonina, administrada em pacientes com CM em tratamento quimioterápico,na carga das VEs em um estudo in vitro e a sua possível proteção contra a mudançafenotípica causada nas células benignas tratadas com estas VEs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)