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Desempenho de crianças com e sem dificuldades escolares em uma bateria mínima do programa audbility

Processo: 24/01220-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Beneficiário:Beatriz Ribeiro Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audição   Crianças   Eficiência   Triagem   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | criança | desempenho | triagem | Audiologia

Resumo

Introdução: Sabe-se da relação entre a ocorrência do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e as dificuldades acadêmicas em crianças na fase escolar. Sendo assim, protocolos de triagem auditiva do escolar, que englobem não somente a triagem auditiva periférica, mas também o rastreio das habilidades auditivas do Processamento Auditivo Central (PAC) têm sido estudados. Com isso, o programa AudBility foi desenvolvido no cenário nacional e teve os primeiros estudos publicados recentemente. Dentre os resultados, discute-se uma proposta de bateria mínima, que visa reduzir o tempo de aplicação, mantendo a sensibilidade, a eficiência e eficácia dos testes. Entretanto, esse protocolo ainda não foi estudado. Objetivo: Analisar o desempenho de crianças com e sem dificuldades escolares em um protocolo de bateria mínima de triagem das habilidades auditivas do programa AudBility. Método: Trata-se de um estudo descritivo-analítico, comparativo, de corte transversal e de caráter quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (Parecer 6.216.032/CAEE 67851723.5.0000.5404) a partir de uma parceria com uma Escola da Rede Estadual de Ensino. Serão incluídas crianças com idades entre 6 e 8 anos, falantes nativas do português brasileiro, sem diagnóstico prévio de alterações cognitivas, síndromes ou transtornos do neurodesenvolvimento; sem alterações auditivas prévias ou detectadas na avaliação audiológica periférica (otoscopia, imitanciometria, logoaudiometria e audiometria tonal limiar). Os testes aplicados serão: Teste de Desempenho Escolar (TDE-II) e protocolo mínimo do AudBility, constituído pelas tarefas Resolução Temporal (RT),Ordenação Temporal (OT), Dicótico de Dígitos (DD), Fechamento Auditivo (FA) e Questionário de Autopercepção das habilidades auditivas (QAPAC). A amostra será dividida em dois grupos de análise de resultados: Grupo I- Crianças com bom desempenho escolar, a partir do percentil maior ou igual a 60%, em ambos os subtestes do TDE-II e Grupo II: Crianças com desempenho menor ou igual a 40% no TDE-II. Resultados esperados: Espera-se que esse estudo possa contribuir para dados de validação da bateria mínima do Programa AudBility, uma vez que a triagem das habilidades auditivas objetiva minimizar os impactos acadêmicos e sociais, decorrentes das dificuldades escolares, favorecendo, dessa forma, o diagnóstico e a intervenção precoce de crianças com risco para o TPAC.Palavras-chave: Audição, triagem, criança, desempenho

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