Busca avançada
Ano de início
Entree

Marketplaces e internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Processo: 24/07491-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Cristiano Morini
Beneficiário:Eduardo Avancci Dionisio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/09754-0 - Conformidade aduaneira: desenho de política, ações, avaliação de programa, revisão da legislação, iniciativas de estímulo ao cumprimento da regulação e boas práticas aduaneiras na importação no Brasil, AP.PP
Assunto(s):Internacionalização   Riscos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Empreendedorismo Digital | Internacionalização | Plataformas | Riscos | riscos aduaneiros | Internacionalização

Resumo

As plataformas digitais oferecem oportunidades significativas para a implementação de estratégias de internacionalização virtual de empresas de todos os portes, aumentando as oportunidades para o crescimento dessas organizações. A dinâmica envolve atores públicos e privados, responsáveis por produzir, vender e entregar os bens comercializados por meio dessas plataformas. A presente pesquisa pretende investigar os desafios, riscos associados (de diversas naturezas) e oportunidades para a internacionalização de empresas brasileiras dessas plataformas. Para isso, serão empregados métodos mistos, analisando bases de dados e realizando entrevistas em profundidade para compreensão da dinâmica e proposição de soluções técnicas para promover a melhoria de performance dos atores. A pesquisa pode contribuir para a melhoria do desempenho das empresas que têm explorado a internacionalização virtual, bem como dos atores governamentais envolvidos com a regulação e operações logísticas que viabilizam essas transações.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)