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Desempenho de Adultos Mais Velhos em Tarefas de Simetria e Reversão de Discriminações Simples

Processo: 24/16249-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Beatriz de Carvalho de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento (psicologia)   Envelhecimento   Simetria   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discriminação Condicional | Envelhecimento | Flexibilidade Cognitiva | Reversão de discriminação simples | Simetria | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

A Flexibilidade Cognitiva é a capacidade de adaptar um comportamento a fim de atender novas demandas impostas por mudanças no meio. A literatura indica, ainda que de forma inconsistente, um declínio dessa habilidade ao longo do processo de envelhecimento. O objetivo desta pesquisa será identificar se existe um efeito da idade sobre a FC com base no desempenho de pessoas mais velhas em duas tarefas diferentes: Reversão de Discriminações Simples (RDS) e Simetria. Participarão 48 adultos de ambos os sexos, divididos, igualmente, em dois grupos: grupo de adultos mais jovens (GAJ), com idade entre 18 e 30 anos; e grupo de adultos mais velhos (GAV), com 60 anos ou mais. Será aplicado o Montreal Cognitive Assesment-Basic (MoCA-B) nos participantes mais velhos, com o objetivo de identificar indícios de comprometimento cognitivo leve (CCL). Todos os participantes responderão um questionário sociodemográfico e, em seguida, será aplicado o MoCA-B somente para o GAV. Em seguida, serão realizadas as tarefas de RDS e Simetria, ambas apresentadas no computador. Na RDS os participantes aprenderão três discriminações visuais simples simultâneas, com três pares de estímulos. Após a aprendizagem, haverá três reversões das funções dos estímulos (S+ será S- e vice-versa). Na tarefa de Simetria, após aprenderem três discriminações condicionais visuais-visuais em uma tarefa de emparelhamento ao modelo, serão conduzidos testes de simetria, nos quais os estímulos modelo serão apresentados como comparações e vice-versa. A partir de uma análise exploratória dos dados, será feita a correlação entre os dados obtidos nas duas tarefas, para ambos os grupos. Também serão comparados os desempenhos dos dois grupos de participantes em ambas as tarefas.

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