Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resistência aos antimicrobianos e produção de carbapenemases em Klebsiella spp. associadas a infecções do trato urinário na comunidade.

Processo: 24/03705-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:André Pitondo da Silva
Beneficiário:Aline Clara Gomes Cruvinel
Instituição Sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Carbapenemases   Bacteriologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carbapenemase | Infecções do Trato Urinário | Klebsiella spp | Resistência aos antimicrobianos | Bacteriologia

Resumo

Klebsiella é um gênero bacteriano pertencente à ordem das Enterobacterales e a família Enterobacteriaceae. O complexo Klebsiella pneumoniae inclui sete espécies: K. pneumoniae subsp. pneumoniae, K. quasipneumoniae subsp. quasipneumoniae, K. quasipneumoniae subsp. similipneumoniae, K. quasivariicola, K. africana, K. variicola subsp. tropica e K. variicola subsp. variicola. K. pneumoniae subsp. pneumoniae é a subespécie clínica mais frequente. Embora as infecções do trato urinário (ITU) sejam majoritariamente causadas por Escherichia coli, diversos estudos vêm mostrando o aumento de cepas de Klebsiella spp. multirresistentes aos antimicrobianos na comunidade. Dentre os mecanismos de resistência em K. pneumoniae, destacam-se as ¿-lactamases, que são enzimas que hidrolisam o anel ¿-lactâmico de antibióticos ¿-lactâmicos, incluindo as carbapenemases. A produção dessas enzimas resulta em resistência aos antibióticos carbapenêmicos, limitando consideravelmente as opções terapêuticas. Compreender a epidemiologia, fatores de risco, tratamento e prevenção de infecções por Klebsiella spp. produtoras de carbapenemases em pacientes comunitários é crucial para a saúde pública. Neste sentido, este estudo visa avaliar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos de Klebsiella spp. isoladas de uroculturas de pacientes comunitários de uma cidade do interior de São Paulo, bem como investigar a produção de carbapenemases e diferenciar as espécies em K. pneumoniae, K. variicola e K. quasipneumoniae. Serão avaliadas 84 Klebsiella spp. isoladas de uroculturas de pacientes comunitários. Os isolados bacterianos foram inicialmente identificados por métodos bioquímicos convencionais, cuja identificação será confirmada pela técnica de MALDI-TOF-MS. Serão testados 39 antimicrobianos recomendados para determinar a susceptibilidade antimicrobiana. Também será investigado nos isolados a produção fenotípica de carbapenemases os principais genes codificadores destas enzimas. A técnica de multiplex-PCR será utilizada para diferenciação das três principais espécies do complexo K. pneumoniae. Com a execução deste estudo, espera-se contribuir para a compreensão de Klebsiella spp. multirresistentes, possivelmente produtoras de carbapenemases, como agente causador de ITU em pacientes comunitários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)