Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de imagem do FGV-Cidades: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas

Processo: 24/19945-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata
Beneficiário:Gabriel Andrade Alves
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Escola De Administração De Empresas De São Paulo, Brasil  
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):Divulgação científica   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Estratégica | Divulgação Científica | Jornalismo Científico | Jornalismo Científico

Resumo

O projeto "Construção de Imagem do FGV-Cidades: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas" tem como objetivo fortalecer a reputação do FGV-Cidades como um centro de excelência em pesquisa e inovação em políticas urbanas. A comunicação estratégica será o principal pilar para disseminar os resultados de suas pesquisas e estabelecer o FGV-Cidades como referência no desenvolvimento de políticas públicas urbanas inovadoras e baseadas em evidências.O plano de comunicação abrange tanto a divulgação científica quanto a comunicação organizacional, visando alcançar públicos variados, como a comunidade acadêmica, gestores públicos, tomadores de decisão, parceiros privados e o público em geral. Para isso, serão desenvolvidos conteúdos específicos para cada audiência, que estarão disponíveis em diferentes canais, como o site institucional, redes sociais, newsletters e podcasts.Entre as principais tarefas do projeto estão:Elaboração de um plano de comunicação: Definição de fluxos de informação, canais e mecanismos de validação de conteúdo para garantir a qualidade da informação transmitida;Criação de produtos e canais de comunicação direcionados a diferentes públicos: Serão definidos canais específicos para gestores públicos, pesquisadores e a sociedade, além de uma política editorial clara para cada um deles;Produção de conteúdos sobre as pesquisas e eventos: A comunicação será adaptada para diferentes formatos, como infográficos e entrevistas em vídeo, para tornar os resultados mais acessíveis e compreensíveis;Estabelecimento de relacionamentos com a imprensa: Visa expandir o reconhecimento do trabalho do FGV-Cidades, promovendo seus porta-vozes como protagonistas nas discussões sobre políticas urbanas;Capacitação de pesquisadores: Realização de media training para que os pesquisadores estejam preparados para interagir com a mídia de forma clara e assertiva;Promoção de eventos de interação com jornalistas: Aulas e workshops para aproximar a imprensa dos temas tratados pelo FGV-Cidades.Os resultados esperados incluem uma maior visibilidade e reconhecimento das pesquisas do FGV-Cidades, ampliando a cobertura midiática em veículos tradicionais e digitais, além de fortalecer a interação entre os pesquisadores e a sociedade. As métricas de sucesso incluem o número de reportagens e artigos publicados, o engajamento em redes sociais e o impacto das estratégias de comunicação na adoção de políticas públicas inovadoras.Por meio dessas ações, o FGV-Cidades busca influenciar positivamente a formulação de políticas públicas urbanas, contribuindo para a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida nas cidades, especialmente para as populações mais vulneráveis das periferias urbanas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)