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Enquadramentos ideológicos: perspectivas cinematográficas e históricas sobre a propaganda do khmer vermelho (1975-1979)

Processo: 24/18219-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Eduardo Victorio Morettin
Beneficiário:Tomyo Costa Ito
Supervisor: Duong Keo
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Royal University Of Phnom Penh, Cambodja  
Vinculado à bolsa:23/05509-0 - Os arquivos da propaganda do Khmer Vermelho, 1975-1979: uma análise cinematográfica e histórica, BP.PD
Assunto(s):Análise de filmes   Cinema e história   Genocídio   História do cinema   Propaganda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | cinema e história | Genocídio | história do cinema | Imagens de arquivo | propaganda | Imagens de arquivo

Resumo

Este projeto, a ser realizado por meio de estágio na Royal University of Phnom Penh (RUPP), propõe visionar, decupar, descrever e analisar os filmes de propaganda do regime do Khmer Vermelho por meio do acesso direto ao material de arquivo, disponível em sua totalidade apenas no Bophana, Centro de Recursos Audiovisuais, em Phnom Penh, no Camboja. A supervisão será do Professor Keo Duong, historiador com 15 anos de experiência em pesquisa sobre o regime a partir de fontes primárias: testemunhos, documentos e materiais audiovisuais. A pesquisa in loco também permitirá o acesso privilegiado a documentos e referências extrafílmicos, compostos por três conjuntos: 1) a historiografia sobre o Camboja (BECKER, 1998; KIERNAN, 1995); 2) a ideologia do regime, expressa em seus slogans, revistas oficiais e discursos dos líderes (DUONG, 2018; LOCARD, 1996); 3) e as narrativas de testemunho (HENG, DEMEURE, 1992; PONCHAUD, 2001; LANGIS, 2015). Para a coleta de materiais extrafilmicos conduziremos investigações também no Centro de Documentação do Camboja e no Museu do Genocídio de Tuol Sleng, importantes instituições de guarda de documentação do período do regime. Propomos a conjunção entre análise fílmica e pesquisa documental, composta por esses três conjuntos de materiais, norteados pelos seguintes problemas principais: a constituição de uma mitologia política nos filmes, baseada em uma visão nacionalista da história do país; a manifestação velada nos filmes da violência presente nos slogans e discursos ideológicos do regime; a representação do povo em contraste com a dos líderes. Por fim, propomos ministrar um seminário na RUPP sobre o cinema de Rithy Panh, em diálogo com as principais questões da pesquisa e o acervo de imagens do Centro Bophana.

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