Busca avançada
Ano de início
Entree

Confiança seletiva de crianças em informantes digitais: uma colaboração internacional com a Universidade de Louisville (EUA)

Processo: 25/02162-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 12 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 19 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Bruna Motta Fodra
Supervisor: Judith Harmony Danovitch
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Louisville (UofL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:24/06451-9 - Essa voz é confiável?: Confiança seletiva em crianças de 6 a 11 anos em assistentes de voz digitais, BP.MS
Assunto(s):Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistentes de Voz Digitais | Confiança Seletiva | crianças | fontes digitais | Desenvolvimento Sociocognitivo

Resumo

Nos últimos 20 anos, importantes pesquisas têm sido conduzidas sobre o desenvolvimento da confiança seletiva em crianças, que é a capacidade de discriminar bons e maus informantes. Há evidências de que mesmo crianças de 3 anos não confiam indiscriminadamente em qualquer fonte de informação. Pelo contrário, elas avaliam o histórico prévio dos informantes como fontes confiáveis ou não confiáveis e, quando essa informação não está disponível, utilizam diferentes pistas sociais para fazer seus julgamentos de confiança (e.g., Clément et al., 2004; Harris, 2012; Souza & Messias, 2020). Além de confiarem seletivamente em seres humanos, as crianças também avaliam outras fontes de informação, como livros, personagens fictícios, computadores, a internet, entre outros. O projeto de mestrado associado a esta proposta (FAPESP 2024/06451-9) tem como objetivo investigar a confiança seletiva de crianças em assistentes de voz digitais. Esta solicitação, por sua vez, busca apoio para uma visita internacional ao laboratório da Dra. Danovitch na Universidade de Louisville (EUA) por um período de quatro meses. A Dra. Danovitch já publicou muitos artigos sobre confiança seletiva e aprendizagem infantil. Estudos em andamento em seu laboratório investigam como as crianças aprendem a confiar em diferentes fontes de informação e processos de aprendizagem em STEM- Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Portanto, uma visita ao laboratório da Dra. Danovitch será uma grande oportunidade para aprender mais sobre as pesquisas em andamento sobre confiança seletiva e sobre os métodos e análises de dados utilizados em seu laboratório. Mais especificamente, os objetivos desta visita são: (i) receber treinamento em codificação e análise de dados, (ii) aprofundar o conhecimento sobre as pesquisas conduzidas no laboratório da Dra. Danovitch sobre confiança seletiva e (iii) discutir possíveis colaborações futuras. Além disso, a candidata terá a oportunidade de participar das reuniões do grupo de pesquisa do laboratório e visitar outros laboratórios de ponta em desenvolvimento infantil na UofL, como o Infant Cognition Lab, coordenado pela Dra. Cara Cashon, o Language Acquisition Research and Exploration Lab, da Dra. Maria Kondaurova, e o Laboratory of Brain and Attention Development, coordenado pelo Dr. Andrew Lynn.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)