Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão de escopo sobre a percepção dos consumidores em relação ao varejo alimentar

Processo: 25/04672-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Acordo de Cooperação: Global Alliance for Chronic Diseases (GACD)
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Giovanna Andrade Mota da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03288-4 - Ambientes alimentares saudáveis e obesidade na infância e adolescência: compreendendo e superando os desafios para implementação das políticas públicas mais eficazes, AP.TEM
Assunto(s):Nutrição em saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente de varejo alimentar | Ciência da implementação | Nutrição em Saúde Pública

Resumo

A bolsa de iniciação científica (IC) estará vinculada às atividades da Fase de Preparação/Objetivo 2: Identificar as oportunidades e desafios nos níveis sistêmico, organizacional e individual que podem apoiar ou dificultar a implementação e a adoção das iniciativas no varejo alimentar. Como parte desse objetivo, busca-se mapear as características que impactam o comportamento de consumo, especialmente dos adolescentes, nos ambientes de varejo alimentar, oferecendo uma compreensão das dinâmicas presentes. Para acessar metodologicamente os aspectos subjetivos do ambiente alimentar, como a percepção dos indivíduos em relação aos fatores que influenciam suas escolhas alimentares, existem diferentes instrumentos que podem ser utilizados. Dentre eles, destacam-se questionários e escalas validados, inclusive no Brasil, como o Perceived Nutrition Environment Measures Survey (NEMS-P), uma ferramenta eficaz para mensurar as percepções dos consumidores sobre a disponibilidade e acessibilidade dos alimentos dentro do ambiente de varejo. O principal objetivo desse projeto de IC é o desenvolvimento de uma revisão de escopo da literatura, com a finalidade de identificar e analisar estudos que abordem a percepção dos consumidores sobre os ambientes de varejo alimentar. A revisão se concentrará na exploração dos instrumentos utilizados e na sistematização das percepções relatadas na literatura científica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)