Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de enzimas do apicoplasto de Plasmodium falciparum como alvos moleculares para a descoberta de compostos líderes para a malária.

Processo: 24/21167-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Rafael Victorio Carvalho Guido
Beneficiário:João Pedro Salazar Martins
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia estrutural   Biologia molecular   Cinética enzimática   Malária   Planejamento de fármacos   Plasmodium falciparum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Estrutural | Biologia molecular | Cinética Enzimática | malária | Planejamento de Fármacos | Plasmodium falciparum | Decoberta de fármacos.

Resumo

A malária é uma das principais doenças infecciosas no mundo, com alta taxa de incidência e mortalidade. O surgimento de cepas de Plasmodium falciparum resistentes aos principais antimaláricos é preocupante e desafia a eficácia dos tratamentos atualmente disponíveis, tornando-se fundamental o desenvolvimento de terapias inovadoras que explorem novos alvos terapêuticos. O apicoplasto é uma organela exclusiva e essencial do parasito, cujas enzimas vêm sendo investigada para a descoberta de novos fármacos antimaláricos. A ausência de uma organela análoga no hospedeiro humano e essencialidade para o parasito, tornam as enzimas do apicoplasto alvos promissores na descoberta de inibidores seletivos. Nesta proposta, selecionamos as proteínas piruvato quinase II (PfPKII) e DOXP sintase (PfDXPS) como alvos moleculares para a descoberta de novos inibidores como candidatos a compostos líderes. Essas enzimas são essenciais para a homeostase do apicoplasto, consequentemente, suas inibições interferem consideravelmente no metabolismo do parasito. Através da combinação de métodos de cristalografia de raios-X, crio-microscopia eletrônica, bioquímica, modelagem molecular e química medicinal, este projeto visa a investigação das enzimas PfPKII e PfDXPS como alvos moleculares para a descoberta de inibidores como candidatos a compostos líderes para a malária. Esses estudos são essenciais para o desenvolvimento de novas terapias contra a malária, contribuindo significativamente para superar os desafios do combate à resistência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)