Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral em Crianças Estudantes de Escolas Bilíngues

Processo: 25/05031-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Maria Eduarda Paschoalini dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bilinguismo   Linguagem oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Bilinguismo | Bilinguismo simultâneo | Linguagem oral | Linguagem Oral

Resumo

Este estudo investiga a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral em crianças inseridas em escolas bilíngues no Brasil. A pesquisa tem como foco a análise do bilinguismo simultâneo e sucessivo, considerando os fatores que influenciam a proficiência linguística em ambas as línguas. Baseando-se em evidências científicas, o estudo discute a influência do ambiente escolar, a importância da idade de exposição à segunda língua e o papel do fonoaudiólogo nesse processo. A metodologia adotada é uma pesquisa quanti-qualitativa, retrospectiva e de corte transversal, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores e fonoaudiólogos de uma instituição bilíngue. Os dados serão analisados a partir de aspectos linguísticos como fonética, fonologia, sintaxe, semântica e pragmática. Os resultados esperados visam contribuir para o aprimoramento das estratégias educacionais em escolas bilíngues, oferecendo subsídios para a atuação de profissionais da educação e da saúde no desenvolvimento da linguagem infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)