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Aquisição da percepção auditiva da segmentação prosódica em nível pós-lexical

Processo: 25/00276-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Gabriela Aparecida Rodrigues Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Percepção da fala   Português do Brasil   Prosódia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de linguagem | Percepção de Fala | Percepção Prosodica | Português brasileiro | prosódia | Segmentação Prosódica | Fonologia / Aquisição de Linguagem

Resumo

Ao assumir a prosódia como responsável por caracterizar aspectos rítmicos emelódicos de uma língua (Ladd, 2004) e, assim, por compor sua estrutura fonológica(Nespor e Vogel, 1986; Selkirk, 1984), torna-se imprescindível abordá-la a partir de umaperspectiva teórica também fonológica, ou seja, para além de seus aspectos fonéticos-acústicos. No entanto, percebe-se a falta de estudos à luz dessa perspectiva para oPortuguês Brasileiro (PB) nos estudos fonoaudiológicos, sobretudo aqueles que buscamabordar a aquisição fonológica e os processos desviantes dessa aquisição. Por essasrazões e considerando o papel central que a percepção de fala assume no processo deaquisição, propõe-se neste projeto, descrever o desempenho perceptivo-auditivo decrianças quanto à identificação e à interpretação da segmentação prosódica no nível pós-lexical e, ainda, identificar se haveria alguma pista fonética que favoreceria tal percepção.Para tanto, será constituída uma amostra de dados de percepção de fala proveniente decrianças e adolescentes em desenvolvimento típico de linguagem de, no mínimo, 75sujeitos, organizados em diferentes grupos etários. Os participantes serão expostos aestímulos auditivos originados de sentenças ambíguas diferenciadas pela presença ouausência de fronteira de frase entoacional em dois experimentos distintos parainvestigação da percepção auditiva da segmentação prosódica. Esses estímulos foramgravados e tratados acusticamente para que as pistas acústicas caracterizadoras dafronteira prosódica - quais sejam aumento duracional, presença de pausa e contorno deentoação descendente - fossem manipuladas a fim de gerar um contínuo gradiente deestímulos caracterizados por diferentes combinações das pistas de marcação de fronteirade frase entoacional. Durante o primeiro experimento, os participantes terão como tarefaidentificar a fronteira de frase entoacional e avaliar sua força por meio da atribuição denotas para cada um dos estímulos. Durante os participantes terão como tarefa interpretarsemanticamente os estímulos apresentados. Em relação aos resultados, hipotetiza-se quesejam encontradas diferenças de acurácia perceptual entre os grupos etários. Nessesentido, espera-se que os grupos de menor faixa etária, possivelmente, apresentem menoracurácia perceptual em comparação com grupos de maior faixa etária, no que diz respeitoà diferenciação das possibilidades de segmentação prosódica com presença ou ausênciada fronteira prosódica, assim como no que diz respeito à interpretação semântica dessaspossibilidades de segmentação. Hipotetiza-se também, que, para as diferentes tarefas depercepção da segmentação, crianças de menor faixa etária guiem-se por pistas não-padrão para o PB, diferentemente de crianças/adolescentes de maior faixa etária, que seancorariam em pistas padrão para a caracterização da fronteira de frase entoacional para oPB. Os resultados a serem obtidos podem fornecer, de forma inédita, subsídios paracompreensão dos marcos aquisicionais da segmentação prosódica em crianças eadolescentes em processo típico de aquisição de linguagem, comunicando-se diretamentecom áreas de estudos linguísticos e fonoaudiológicos - pois, a partir do desenvolvimentotípico, novos estudos com populações atípicas podem delinear, também, a aquisiçãodesviante. (AU)

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