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Descrição entoacional de sentenças interrogativas produzidas por crianças com transtorno fonológico

Processo: 25/09748-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Melissa Nascimento do Carmo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Análise acústica   Prosódia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Acústica | Fonologia Entoacional | no questions | prosódia | Wh-questions | Yes | Prosódia

Resumo

No Português Brasileiro, a distinção entre sentenças declarativas e sentenças interrogativassim/não (yes/no questions) é marcada estritamente por recursos prosódicos, que torna a prosódiaessencial para marcar a força ilocucionária desses atos de fala na interação comunicativa.Particularmente, essa distinção é sinalizada no plano da entoação por diferentes acentos nucleares. Destaca-se, porém, que essa caracterização se refere à fala do adulto. No que diz respeito à fala das crianças, a descrição entoacional de sentenças interrogativas é pouco explorada, tornando lacunar como se daria a aquisição do padrão entoacional desse tipo frasal. Em contrapartida, no âmbito aplicado clínico, estudos reportam dificuldades de produção de sentenças interrogativas da parte decrianças em aquisição atípica de linguagem e/ou fala, como é o caso da população infantil comtranstorno fonológico. Considerando esse cenário, o objetivo desse projeto é analisar acusticamente a produção de sentenças interrogativas na fala de crianças com transtorno fonológico (TF) e de crianças em aquisição típica de linguagem (ATL) a fim de identificar se haveria diferenças entre os grupos que se mostram entoacionalmente na produção dessas sentenças. Para esses objetivos, será realizada análise de amostras de fala desses grupos de crianças que pertencem ao "Banco de Dados de Prosódia da Fala Infantil" (oriundo de Proc. FAPESP/202010144-3). Esses dados foram obtidos por meio de dois experimentos de produção de fala, sendo um de repetição e um de elicitação a partir de interação entre adulto e criança. Os dados serão analisados a partir dos princípios teórico-metodológicos da visão integrada entre Fonologia Prosódica e Fonologia Entoacional. Como contribuição, o presente trabalho apresentará resultados que terão impacto descritivo para a área de aquisição de linguagem assim como impacto aplicado para os estudos clínicos, especialmente para a avaliação da competência comunicativa das crianças com transtornos de fala/linguagem. (AU)

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