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Práticas contemporâneas de letramentos acadêmicos na formação universitária: uma abordagem voltada a aprendizes

Processo: 25/07202-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2029
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Fabrício José da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05908-0 - Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados, AP.TEM
Assunto(s):Educação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizes universitários | educação científica | Letramentos | letramentos acadêmico-científicos | Estudos dos letramentos

Resumo

Este projeto de pesquisa filia-se à perspectiva dos estudos de letramentos acadêmicos. O objetivoprincipal é investigar, em planos de ensino de cursos de diferentes grandes áreas de conhecimento, numa universidade pública do Estado de São Paulo, eventos de letramentos associados aos chamados conteúdos e a metodologias de ensino, considerando-se práticas sociais de letramentos naformação acadêmica desses estudantes. Esse objetivo principal desdobra-se em outros, específicos:(i) a partir de um levantamento descritivo e quantitativo, mapear os principais eventos deletramentos acadêmico-científicos associados a uma noção de leitura e escrita, propostos em cursosde formação acadêmica em diferentes grandes áreas do conhecimento, considerando-sefundamentos teóricos, metodologias e modos de avaliação do universitário; (ii) investigarnoção(ões) de texto e, consequentemente, de práticas sociais de leitura e escrita que sãoapresentadas em diferentes cursos de formação acadêmica, considerando-se valores sociaisassociados a determinados modelos de letramentos acadêmicos; e (iii) investigar noção(ões) desujeito que advêm desses eventos e práticas sociais de letramento, considerando-se perfis deprofissionais que são projetados num jogo de expectativas institucionais entre universidade esociedade. A hipótese de partida é a de que práticas de letramento acadêmico-científico propostas nos planos de ensino são majoritariamente orientadas por modelos institucionais que privilegiamuma "transmissão de conteúdo", em detrimento de práticas sociais que considerem a diversidade desujeitos, contextos e finalidades formativas. Essa orientação contribui para a construção de umperfil de universitário e de profissional alinhado a expectativas institucionais, mas pouco sensível a demandas sociais mais amplas e aos projetos dos próprios estudantes. (AU)

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