Busca avançada
Ano de início
Entree

Do Pedido ao Impacto: Percepção do Consumidor e Caminhos Educativos para Reduzir a Geração de Resíduos no Delivery de Alimentos

Processo: 25/09773-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
Beneficiário:Victória Brucieri Zutin
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11967-6 - Centro de Ciências para o Desenvolvimento CCD - Soluções para os resíduos pós-consumo: embalagens e produtos, AP.CCD
Assunto(s):Consumo sustentável   Economia circular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo sustentável | economia circular | Ods 12 | Sistemas alimentares | Governança de Sistemas Alimentares

Resumo

O presente Projeto de Iniciação Científica (IC) está vinculado ao Projeto de Pós-Doutorado (2023/13997-5) em andamento na Plataforma 5 do CCD Circula FAPESP (2021/11967-6), intitulado "Cocriação, Educação e Disseminação de Soluções para Redução de Resíduos Sólidos nos Serviços de Alimentação". O Projeto de IC parte, assim, da premissa de que lixo é um erro de design, propondo investigar como os diferentes elos dos sistemas alimentares - e, em especial, o delivery - podem ser ressignificados como espaços de inovação circular, aprendizado e engajamento coletivo. Nesta perspectiva, o delivery de alimentos representa um elo estratégico na discussão sobre resíduos sólidos urbanos (RSU): é simultaneamente um ponto crítico de geração de resíduos (embalagens plásticas, descartáveis, restos alimentares), um espaço de articulação entre múltiplos atores (consumidores, plataformas, restaurantes, fornecedores de embalagem), e uma porta de entrada privilegiada para compreender a percepção do consumidor diante da problemática. O Projeto de IC contribuirá diretamente para uma das frentes do Pós-Doc, dedicada à realização de um estudo exploratório qualitativo, com base na aplicação de survey em formato de painel, visando captar percepções, valores e possíveis motivações dos consumidores diante da geração de resíduos no delivery e suas alternativas sustentáveis. O survey será conduzido em duas etapas complementares: Primeira Etapa: Caracterização do perfil e dos hábitos de consumo dos participantes. Segunda Etapa: Monitoramento dos hábitos de consumo via delivery, com foco nos resíduos gerados e nas decisões relacionadas às embalagens e ao descarte. A partir do diagnóstico da percepção do consumidor, a pesquisa buscará alimentar a criação de campanhas educativas, com foco em redução do desperdício, escolha consciente de embalagens e promoção de práticas mais sustentáveis nos serviços de alimentação. A bolsista terá papel central na estruturação metodológica do survey, aplicação dos instrumentos, análise dos dados e cocriação dos conteúdos educativos. Essa experiência contribuirá de forma decisiva para sua formação científica e crítica, promovendo o desenvolvimento de competências analíticas, comunicação de ciência e atuação em equipe, com forte ênfase na articulação entre sustentabilidade, inovação e comportamento do consumidor. A originalidade do Projeto reside na articulação entre comportamento do consumidor, inovação circular e educação ambiental aplicada, com foco em um elo subexplorado e crítico das cadeias alimentares contemporâneas: o delivery de alimentos. Ao integrar diagnóstico perceptivo, e monitoramento de hábitos, com a cocriação de soluções comunicacionais, a pesquisa propõe uma abordagem inédita e transdisciplinar para o enfrentamento dos resíduos sólidos urbanos, alinhando ciência e engajamento social em um campo de crescente relevância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)