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Preservação e intervenções no patrimônio ferroviário, os casos espanhóis: de Madrid a Sevilla

Processo: 24/18696-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2028
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Aline Coelho Sanches
Beneficiário:Eduardo Bacani Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias   Patrimônio ferroviário   Patrimônio industrial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ferrovia | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | Preservação do patrimônio ferroviário

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise crítica, fundamenta em documentos (material gráfico, memoriais descritivos, artigos de jornais, documentos internais que versam sobre o patrimônio industrial/ferroviário, bibliografia específica, etc.) e registros in loco (imagens, relatos orais, etc.), das intervenções sofridas por quatro estações ferroviárias espanholas no arco temporal entre a década de 1990 e a década de 2010; duas delas estão localizadas na cidade de Madrid (Atocha e Príncipe Pío) e duas em Sevilla (San Bernardo e Sevilla-Plaza de Armas). Essas intervenções são muito emblemáticas, pois ocasionaram danos irreparáveis às dimensões internas dessas construções, em detrimento da preservação integral das fachadas, provocando, por exemplo, a retirada dos trilhos e o apagamento de dimensões que caracterizam a memória do trabalho e a natureza industrial do bem. Em vista disso, tal análise, inédita até este momento, não tem por interesse uma avaliação desse conjunto em si, mas, também, o estabelecimento de uma via dialética de mão dupla com casos paulistas e europeus já registrados e estudados pelo pesquisador. Isso permitirá estabelecer paralelos entre esses diferentes casos e, assim, evidenciar, pela perspectiva de um sul-americano, o panorama em que os casos espanhóis se inserem. Dessa forma - a partir de análises isoladas sobre cada uma das quatro obras espanholas, considerações feitas sobre esse conjunto e paralelos traçados com exemplares internacionais -, o trabalho buscará compor um corpus crítico e elucidativo acerca das intervenções sobre o patrimônio ferroviário e poderá tornar-se um material importante para fundamentar novas pesquisas e orientar criticamente práticas intervencionistas em torno dos bens ferroviários presentes em diferentes localidades. (AU)

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