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Eficácia do Questionário de Autopercepção das Habilidades Auditivas (QAPAC) como Instrumento de Triagem das Habilidades Auditivas em Escolares

Processo: 25/13834-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Beneficiário:Isabela Bonavoglia de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Crianças   Percepção auditiva   Inquéritos e questionários   Triagem   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | criança | percepção auditiva | Questionário | triagem | Audiologia

Resumo

Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) pode impactar diretamente odesenvolvimento da linguagem, leitura e escrita de escolares. O uso de questionários tem sido recomendadoem protocolos de triagem auditiva do processamento auditivo, uma vez que são recursos de baixo custo e fácilaplicação, capazes de avaliar qualitativamente o comportamento auditivo, podendo subsidiar a necessidade doencaminhamento para avaliações diagnósticas. Objetivo: Analisar o desempenho de crianças com e semdificuldades escolares no Questionário de Autopercepção do Processamento Auditivo Central (QAPAC)aplicado na escola, bem como correlacionar com o resultado da avaliação comportamental do ProcessamentoAuditivo Central (PAC). Método: Estudo aprovado pelo CEP (CAEE 67851723.5.0000.5404), descritivo,analítico, prospectivo e transversal, estabelecido a partir de uma parceria entre uma Escola da Rede Estadualde Ensino e o Laboratório de Audiologia da instituição. Serão incluídas crianças na faixa etária de 6 a 8 anos,falantes nativos do Português brasileiro, ambos os sexos, sem alterações auditivas periféricas e que passaremem um rastreio cognitivo. Serão excluídas crianças com diagnósticos de síndromes ou outras condições queafetem o desenvolvimento neuropsicomotor e/ou linguístico. A primeira etapa ocorrerá na escola e serácomposta pela triagem cognitiva - Teste de Raven, Teste de Desempenho Escolar II, Avaliação AudiológicaBásica e programa de triagem das habilidades auditivas AudBility, incluindo o QAPAC, foco deste estudo.Após, as crianças serão encaminhadas ao Laboratório de Audiologia para a segunda etapa, composta pelaanamnese, reteste da imitanciometria e Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central. Osresultados serão analisados estatisticamente. Resultados esperados: Espera-se que haja correlação entreescores menores do QAPAC e um pior desempenho na avaliação diagnóstica do PAC, contribuindo, assim,para melhor compreensão da possibilidade do uso do QAPAC como instrumento de triagem escolar. (AU)

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