Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto de altas concentrações de glicose na atividade osteogênica e perfil epigenético de células mesenquimais do ligamento periodontal.

Processo: 24/15572-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Emanuel da Silva Rovai
Beneficiário:Marcela Iunes da Silveira
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Doenças periodontais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células do ligamento periodontal | diabetes mellitus | doença periodontal | Periodontia

Resumo

Diversos estudos demonstraram uma relação bidirecional entre o diabetes Mellitus (DM) e adoença periodontal (DP). As células-tronco do ligamento periodontal (PDLCs) apresentampapel importante na homeostase e reparação dos tecidos periodontais sendo capazes de sediferenciar em outros tipos celulares como fibroblastos, cementoblastos e osteoblastos.Entretanto, tem sido evidenciado em estudos pré-clínicos que altos níveis de glicose podemalterar o metabolismo destas células, diminuindo a proliferação e diferenciação celular,aumentando a produção de biomarcadores inflamatórios, e consequentemente, prejudicando ahomeostase óssea. Com base nisto, o presente estudo objetiva compreender o impacto de altosníveis de glicose na atividade osteogênica e perfil epigenético de PDLCs por meio de umexperimento in vitro. Será realizada uma cultura primária PDLCs de humanos que serãoposteriormente induzidas à diferenciação celular osteoblástica e cultivadas em diferentesconcentrações de glicose. A fim de avaliar o impacto de altos níveis de glicose no potencialosteogênico dessas células serão realizados teste de viabilidade e proliferação celular (MTT),análise de formação de depósitos de cálcio (Alizarina). Também será realizada uma análise doperfil epigenético das PDLCs através do ensaio da reação da polimerase em cadeia (qPCR) paraanalisar o padrão de metilação e hidroximetilação da região promotora dos genes relacionadosa atividade osteogênica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)