Trago o fado nos sentidos: cantares de um imaginário Atlântico
Estudo discursivo sobre a representação da cidade de Lisboa nos fados
Sous le ciel de Paris, memória e nomadismo da canção francesa no Brasil: documentá...
Processo: | 06/60738-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2008 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2008 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Heloísa de Araújo Duarte Valente |
Beneficiário: | Luiz Henrique Portela Faria |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 06/55581-4 - A canção das mídias: memória e nomadismo, AP.JP |
Assunto(s): | Memória cultural Semiótica Música brasileira Fado Santos (SP) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cancao | Fado | Memoria | Midias Sonoras | Musica Brasileira | Semiotica Musical |
Resumo Há mais de cem anos data a existência das mídias sonoras. Seu advento implicou em significativas mudanças da nossa sociedade, sobretudo estéticas, comportamentais e cognitivas. Onipresente no cotidiano citadino, a "canção das mídias" (Valente, 2003) tem características que a diferem das demais canções (duração, caráter, técnicas, autofidelidade). Perpetuando-se no disco, difundiu-se pelo rádio e as demais derivações subseqüentes. Dentre as canções das mídias, figura o fado, gênero que vem demonstrando extrema capacidade de movência (Zumthor, 1997): o transcorrer dos tempos mostra que este gênero soube se reinterpretar em novas versões, de maneira a se manter no repertório da cultura, especialmente na que define o repertório luso-descendente. A escolha deste gênero, para este projeto, justifica-se: o grande número de portugueses existentes no país reforçou a adoção deste tipo de gênero musical no Brasil, como elemento de filiação à cultura de origem. Posto que Santos possui o maior percentual de imigrantes, no país, além de uma forte e contínua presença do fado, um estudo desse gênero musical poderá contribuir para o estudo dos impactos estéticos e cognitivos através da música. Este projeto, filiado a um projeto maior, financiado pelo CNPq, tem como objetivo principal: digitalizar imagens, selecionar, catalogar informações relativas à presença do fado em Santos, encontráveis em arquivos, centros de documentação e arquivos pessoais, como o do radialista Manoel Ramos. (AU) | |
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