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Estudo sobre a sociedade disciplinar no pensamento de Foucault e a sociedade de controle no pensamento de Deleuze: um olhar sobre o papel da instituição educacional e o controle na infância

Processo: 07/00658-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Vivian de Jesus Correia e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Michel Foucault   Gilles Deleuze   Organização social   Controle social formal   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capitalismo | Educação | Institucionalização Precoce | Sociedade de Controle | Sociedade Disciplinar | Subjetividades

Resumo

Segundo Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir deste período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social, definida por Deleuze como sociedade de controle. De disciplinas expressas pelas regras e pelo confinamento presente nas instituições, a sociedade passa a se organizar de acordo com um tipo de controle manifesto além dos muros da instituição, constituindo uma nova forma de subjetividade. Pretendemos caracterizar a sociedade disciplinar, descrita por Foucault e a sociedade de controle, descrita por Deleuze, com o objetivo de compreender a evolução das estratégias destinadas à educação infantil, particularmente quanto à institucionalização precoce. (AU)

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