Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da frequência de anomalias esqueléticas dos fetos de ratas com diabete de intensidade moderada

Processo: 07/08708-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Débora Cristina Damasceno
Beneficiário:Isabela Lovizutto Iessi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Prenhez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anomalias Esqueléticas | diabete | Prenhez | ratas | Morfologia

Resumo

Analisar a incidência de anomalias esqueléticas nos fetos de ratas com diabete de intensidade moderada e relacionar com os níveis glicêmicos das respectivas mães. Serão utilizados ratos e ratas da linhagem Wistar. As ratas serão distribuídas aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n=15 ratas prenhes/grupo): não diabético (controle) e diabético. O diabete moderado será induzido no 1º dia de nascimento por administração subcutânea de streptozotocin (SIGMA Chemical Company, St. Louis, MO), na dose de 100 mg/kg de peso corporal diluído em 0,1 mol/l de tampão citrato (pH 4,5). As ratas recém-nascidas do grupo controle receberão somente tampão citrato com volume similar ao grupo que receberá a droga diabetogênica. Na fase adulta, todas as ratas serão acasaladas. Serão determinadas as glicemias maternas no 0, 7o, 14o e 21o dia de prenhez. No 21o dia de prenhez, as ratas serão anestesiadas com tiopental sódico e submetidas à laparotomia para retirada dos fetos vivos. Após exame externo dos recém-nascidos, metade de cada ninhada será preparada para análise quanto à presença de anomalias esqueléticas e contagem dos pontos de ossificação. Os resultados serão estatisticamente analisados para comparação entre as proporções de fetos e ninhadas afetadas por grupo experimental. Para todas as comparações estatísticas será considerado limite mínimo de significância de 95% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IESSI, ISABELA L.; BUENO, ALINE; SINZATO, YURI K.; TAYLOR, KRISTIN N.; RUDGE, MARILZA V. C.; DAMASCENO, DEBORA C.. Evaluation of neonatally-induced mild diabetes in rats: Maternal and fetal repercussions. DIABETOLOGY & METABOLIC SYNDROME, v. 2, . (07/08708-1, 06/06056-4)