Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização preliminar do extrato bruto da fruta jambolão (Syzygium cumini L.): polifenol oxidase, peroxidase e poligalacturonase

Processo: 02/08040-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Ellen Silva Lago Vanzela
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Jambolão   Peroxidase   Polifenoloxidase   Açúcares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acucares | Antocianina | Jambolao | Pectinase | Peroxidase | Polifenol Oxidase

Resumo

Uma boa saúde depende de uma dieta diversificada em alimentos e é preciso que os frutos estejam cada vez mais presentes nos nossos hábitos alimentares. As frutas são ricas em vitaminas, minerais e algumas ainda possuem os chamados fatores nutricionais que contribuem para uma vida saudável. Muitas frutas encontradas em nossa região são apreciadas pelo seu sabor, entretanto pouco se sabe a respeito de suas características químicas e bioquímicas, fato este que inibe o aumento do seu interesse tecnológico. O jambolão caracteriza-se como uma destas frutas, e, portanto, no presente trabalho, pretende-se estudar suas propriedades químicas e bioquímicas. Como propriedades químicas serão estudadas a presença do pigmento antocianina e o perfil de açúcares presente no suco. Como propriedades bioquímicas serão estudadas as enzimas Polifenol oxidase, Peroxidase e a Pectinase. Açúcares não convencionais e fatores antioxidantes, como antocianinas pertencem a classe dos alimentos funcionais. A possível presença de um destes fatores nesta matéria prima, será um estímulo para o aumento do seu consumo e, por conseguinte, proporcionará mais benefícios para a saúde da população. Também será importante para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de frutas em base econômica e a utilização das frutas silvestres nativas serão um excelente ponto de partida para perseguir este objetivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAGO-VANZELA, ELLEN SILVA; PAVEZZI, FABIANA CARINA; MARTIN, NATALIA; GOMES, ELENI; DA SILVA, ROBERTO. Isolation and characterization of latent and active polyphenoloxidase in BRS Clara (CNPUV 154-147 x Centennial seedless) and BRS Morena (Marroo seedless x Centennial seedless) seedless table grapes. Plant Physiology and Biochemistry, v. 49, n. 11, p. 1251-1258, . (02/08040-7, 08/10809-3)