Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas histofisiologicas ao jejum pos-eclosao em pintos machos e femeas provenientes de ovos injetados ou nao com acido ascorbico.

Processo: 03/13449-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Boleli
Beneficiário:Dayane Lilian Pires
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Parâmetros sanguíneos   Jejum   Glicogênio   Proteínas de choque térmico HSP70
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Ascrbico | Aves | Glicogenio | Hsp70 | Jejum | Parametros Sanguineos

Resumo

É conhecido que jejum afete os parâmetros sanguíneos de frangos (Chamblee et al., 1989, Maxwell et al., 1990), mas faltam dados sobre pintos submetidos a jejum pós-eclosão. Assim, o objetivo do presente projeto é verificar se jejum pós-eclosão de água e ração por 48 e 72 h causam alterações nos parâmetros sanguíneos (número de leucócitos, hematócrito, taxa de hemoglobina, volumes hematométricos, n° total de hemáceas, concentração total de proteína e glicose plasmáticos, etc.), glicogênio hepático, índice hepatossomático, peso e nº de células expressando HSP70 na Bursa de fabricius e baço, em pintos machos e fêmeas, e se injeção de ácido ascórbico (AsA) in ovo (1mg e 3mg/150ul de água) pode evitar o efeito do estresse por jejum sobre os parâmetros citados. Este estudo será conduzido em 3 etapas com delineamento experimental: (i) 2 períodos de jejum (48 e 72h) X 4 regimes alimentares (ração e água ad libitum por 48 e 72hs e jejum de ração e água por 48 e 72 hs); (ii) 4 grupos de ovos (com injeção de 1mg de AsA, com injeção de 3 mg de AsA, com injeção de água, e sem injeção) x 2 idades (48 e 72 horas) para pintos machos; e (iii) 4 grupos de ovos (com injeção de 1mg de AsA, com injeção de 3 mg de AsA, com injeção de água, e sem injeção) x 2 idades (48 e 72 horas) para pintos fêmeas. Serão utilizadas nas analises 8 aves por tratamento. Os dados serão analisados por análise de variância e teste de Tukey (p<0.05), usando-se programa SAS (Statistical Analyses System). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)