Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiologicas de embrioes de aves associadas a temperatura de incubacao, de acordo com o tamanho do ovo.

Processo: 03/13111-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Boleli
Beneficiário:Viviane de Souza Morita
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Parâmetros sanguíneos   Estresse térmico   Glicose   Glicogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | Estresse Termico | Glicogenio | Glicose | Parametros Sanguineos | Tamanho De Ovo

Resumo

É conhecida que com o aumento isométrico de tamanho, o volume aumenta mais rapidamente do que a área de superfície (Woods, 1999). Dessa forma, um ovo pequeno apresenta uma maior área de superfície em relação a seu volume do que um ovo grande. Com o aumento da temperatura, o consumo de oxigênio aumenta mais rapidamente do que seu suprimento (von Bertalanffy, 1960; Woods, 1999). Assim, tamanho do ovo e temperatura ambienta devem afetar a distribuição de oxigênio dentro do ovo. Esses dados originaram a questão se, em aves, embriões de ovos pequenos e grandes elicitariam as mesmas respostas frente a diferentes temperaturas ambientes e se eles difeririam ou não quanto à temperatura ótima de desenvolvimento. O projeto compara as repostas fisiológicas de embriões de aves, de ovos pequenos e grandes, durante incubação à temperatura de 37,8°C e após estresse contínuo por baixa (36°C) e alta (39°C) temperatura de incubação a partir do 8º dia de incubação. Serão analisados; pesa corporal e estágio de desenvolvimento (Hambúrguer et al., 1951) dos embriões, hematócrita, taxa de hemoglobina, volumes hematimétricos (volume corpuscular médio), n° total de hemáceas, concentração total de proteína plasmática, glicose plasmática/ taxa total e análise diferencial de leucocitos circulantes, glicogênio hepático. Os dados serão submetidos a análise de variância e teste de Tukey, 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORITA, V. S.; BOLELI, I. C.; CARGNELUTTI FILHO, A.. Hematological values and body, heart and liver weights of male and female broiler embryos of young and old breeder eggs. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 11, n. 1, p. 7-15, . (03/13111-3)