Busca avançada
Ano de início
Entree

Substituição da farinha de peixe pelas silagens ácida de pescado úmida e co-seca na alimentação do dourado (Salminus brasiliensis)

Processo: 06/55453-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:Fernando Rodrigo Sesso
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dourado   Silagem   Processamento de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dourado | Processamento | Residuos | Salminus Maxillosus | Silagem | Tilapias

Resumo

O aproveitamento das perdas na captura e dos resíduos do processamento do pescado, que representam uma vasta fonte de energia e de nutrientes, podendo, portanto, serem convertidos em ingredientes para a indústria de alimentação animal, é uma boa alternativa para a alimentação de organismos aquáticos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é o aproveitamento de resíduos do processamento (filetagem) de tilápias do Nilo ('Oreochromis niloticus') e de tilápias do Nilo inteiras (descarte), através da elaboração de silagens que serão utilizadas como substituto da farinha de pescado em rações para peixes carnívoros ('Salminus brasiliensis'). Análises de composição físico-química e nutricional serão feitas para caracterizar a silagem e o ensaio de desempenho será o parâmetro para avaliar as silagens como ingrediente de rações. Para o ensaio de desempenho animal a farinha de peixe será substituída em seis níveis (0; 20; 40; 60; 80 e 100%) pela silagem ácida e silagem ácida co-seca o que configurará um esquema fatorial 2x6x3 (n=3). Serão utilizados 720 dourados, distribuídos em 36 unidades experimentais, alimentados 'ad libitum' duas vezes ao dia (7h e 16h) durante 60 dias. Os resultados serão submetidos à análise de variância: ANOVA e testes de comparação de médias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)