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Parametros e indicadores de uma educacao ambiental critica a partir da construcao dos conceitos de pertencimento, alteridade e potencia de acao.

Processo: 06/02138-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sandro Tonso
Beneficiário:Marcos Lourenço Chabes
Instituição Sede: Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Alteridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteridade | Educacao Ambiental | Pertencimento | Potencia De Acao | Educação Ambiental

Resumo

A Educação Ambiental como é entendida neste Projeto diferencia-se de atividades de Gestão Ambiental, comumente confundidas com a primeira. O resgate do sentimento de pertencimento ao meio natural e social, bem como o trabalho com o conceito de alteridade junto a duas comunidades de pescadores na região da foz do rio São Francisco serão buscados através da realização de atividades educacionais. Nestas atividades será traçado um paralelo entre as diversas questões relativas ao meio ambiente natural que têm correspondência com o meio social representado pelos dois povoados. Assim será criado um espaço de formação para os educandos com sólidas condições para gerar uma potência de ação em direção à superação dos diversos problemas existentes naqueles povoados. Assim, o presente Projeto tem como objetivo geral construir o sentimento de pertencimento ao meio social a partir da correlação entre Meio Ambiente e Sociedade, por meio de atividades de Educação Ambiental que terão por base o desenvolvimento dos conceitos de alteridade, pertencimento e potência de ação. O material para-didático a ser utilizado constitui-se de filmagens, entrevistas e fotografias já realizadas no local durante o período de Investigação Preliminar, editado na Rádio e TV da Unicamp. Os pesquisadores, através do contato contínuo com as comunidades envolvidas, poderão detectar quais os desdobramentos sociais, econômicos, políticos e ambientais resultantes das atividades educacionais aqui propostas. O objetivo específico é o levantamento de indicadores e a construção de parâmetros para avaliação de práticas de ensino enquadradas neste âmbito de uma Educação Ambiental Crítica.

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