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Gradação modal no Português brasileiro: uma análise dos verbos "poder", "dever" e "ter que"

Processo: 09/09245-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marcelo Barra Ferreira
Beneficiário:Melissa Gonçalves Yoshioka
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semântica   Significado   Verbo   Português do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modalidade | mundos possíveis | Necessidade | verbos modais | Semântica

Resumo

Este projeto tem como finalidade investigar o comportamento semântico dos verbos "poder", "dever" e "ter que" no português brasileiro, buscando identificar os elementos envolvidos na composição do significado modal veiculado por eles. Partiremos da constatação de que o tratamento da modalidade veiculada por esses verbos apenas em termos de necessidade e possibilidade é insuficiente para dar conta das nuances interpretativas atestadas em seus usos e buscaremos uma explicação para a intuição de que "poder", "dever" e "ter que", nesta ordem, são parte de uma escala ascendente de força modal, em que as noções de possibilidade e necessidade correspondem a seus extremos.

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