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Os efeitos do treinamento auditivo em crianças nascidas prematuras

Processo: 09/11106-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Spada Durante
Beneficiário:Mariana de Souza Pires
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Transtornos da percepção auditiva   Reabilitação (terapêutica médica)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Reabilitação | transtornos da percepção auditiva | Fonoaudiologia

Resumo

Crianças nascidas pré-termo e com indicadores de risco auditivo devem ser monitoradas no desenvolvimento auditivo. Estudos recentes têm relatado a associação de alteração das habilidades auditivas associadas a prejuízos escolares e comportamentais nesta população. A avaliação audiológica por métodos objetivos de avaliação, ressaltando os potenciais evocados auditivos e a supressão das emissões otoacústicas, e por testes comportamentais de resolução temporal pode ser utilizada como índice do desenvolvimento do sistema auditivo, da percepção de fala e discriminação auditiva, bem como marcadores do desempenho após programa de treinamento auditivo. O objetivo deste trabalho é verificar a ocorrência de possíveis mudanças na latência, amplitude e morfologia nos registros dos potenciais evocados auditivos de média e longa latência, bem como na magnitude da supressão das emissões otoacústicas e no desempenho testes de resolução temporal em crianças de 8 a 14 anos nascidas com idade gestacional abaixo de 34 semanas e com indicadores de risco auditivo ao nascimento, após a realização do programa de treino auditivo formal (Musiek, Schochat, 1999). Para tanto, serão cumpridas três etapas de pesquisa: avaliação inicial, treino auditivo formal e reavaliação após 3 meses. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURANTE, ALESSANDRA SPADA; MARIANO, STEFANIE; PIRES, MARIANA DE SOUZA; PACHI, PAULO. School-Age Outcomes in Preterm Children Born with Risk Factors for Hearing Loss: Contralateral Suppression of Transient Evoked Otoacoustic Emissions. AUDIOLOGY AND NEUROTOLOGY EXTRA, v. 2, n. 1, p. 8-pg., . (09/11106-9, 10/02344-0)