Busca avançada
Ano de início
Entree

Bivalves do grupo passa dois (neopermiano), da regiao de santa rosa de viterbo e adjacencias, noroeste do estado de sao paulo: implicacoes evolutivas, paleoecologicas e bioestratigraficas.

Processo: 01/12556-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Marcello Guimarães Simões
Beneficiário:Marcos César Bissaro Júnior
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tafonomia   Bivalvia   Permiano   Mollusca   Sistemática   Bacia do Paraná
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Do Parana | Bivalvia | Mollusca | Permiano | Sistematica | Tafonomia

Resumo

Esse projeto, fundamentado na descoberta de novas ocorrências fossilíferas no noroeste do Estado de São Paulo, tem como objetivo principal o estudo dos bivalves fósseis encontrados em sedimentos neopaleozóicos, Grupo Passa Dois, da região de Santa Rosa de Viterbo e adjacências, SP. Esse, por sua vez, será cumprido a partir da realização dos seguintes objetivos específicos: a- descrição morfológica detalhada, identificação e classificação dos bivalves fósseis; b- estudo morfo-funcional desses invertebrados, com o intuito de interpretar o caráter paleoautoecológico da fauna; c- correlação dos dados paleoautoecológicos, com os tafonômicos (se as amostras permitirem), com a finalidade de entender as condições ambientais (dinâmica sedimentar) dos estratos onde os fósseis são encontrados e, d- interpretação dos dados taxonômicos obtidos em termos das biozonas de bivalves disponíveis para o Grupo Passa Dois do Estado de São Paulo. Esses objetivos têm importantes implicações paleobiológicas e bioestratigráficas, no escopo da evolução da malacofauna do Grupo Passa Dois, no Estado de São Paulo, durante o Neopermiano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)