Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de mutacao no gene do receptor de tsh e no gene da proteina "g" em um nodulo autonomo (adenoma toxico) associado a carcinoma folicular da tireoide.

Processo: 01/01578-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Celia Regina Nogueira
Beneficiário:Sandro José Conde
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Mutação   Oncogenes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma Da Tireoide | Mutacoes | Oncogene | Proteina Gs Alfa | Receptor De Tsh

Resumo

A maior parte dos adenomas hiperfuncionantes (nódulos autônomos) da tireóide têm sua etiopatogenia definida devida a mutações no gene do receptor de TSH ou da proteína Gs alfa resultando em ativação constitutiva da adenil-ciclase. Por outro lado, neoplasias tireóideas benignas ou malignas podem apresentar mutações ativadoras de oncogens como o ras em interação com outros oncogens como o c-myc hiper-expresso. A associação de adenoma tóxico com carcinoma folicular é uma situação clínica e patológica bastante rara. Obtivemos o tecido tireóideo do adenoma tóxico e do tecido no qual se assesta o CA folicular e de regiões adjacentes. O tecido foi coletado em gelo seco na sala cirúrgica e o DNA genômico será extraído por metodologia padrão. Todas as porções codificadoras do gene do receptor de TSH e os exons 8 e 9 da Gs alfa serio sequenciados diretamente usando FS Ampli Taq DNA polimerase com um kit de sequenciamento da ABI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)