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Sistema de Tomada de Decisão Fuzzy para Futebol de Robôs

Processo: 10/06832-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Roseli Aparecida Francelin Romero
Beneficiário:Murillo Rehder Batista
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Tomada de decisão   Sistemas fuzzy   Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inteligência Artificial | Robótica | Sistemas Fuzzy | Tomada de Decisões | Inteligência Artificial

Resumo

Este projeto visa desenvolver um sistema de tomada de decisão para definir o comportamento de um time de robôs de acordo com o ambiente ao seu redor, através de um Sistema Baseado em Regras Fuzzy. Este sistema irá processar os parâmetros de entrada, representando de forma adequada o ambiente no qual o robô está situado, e retornar um comportamento específico, que será traduzido como movimento por uma técnica baseada na Teoria dos Campos Potenciais. Esta abordagem será aplicada em um ambiente de Futebol de Robôs. Para a realização do projeto, o aluno estudará conceitos de Lógica Fuzzy e de Sistemas Baseados em Regras Fuzzy, no âmbito de tomada de decisões, estratégias de movimentação baseadas na técnica de Campos Potenciais, usos de comportamento para modelar sistemas inteligentes, e o ambiente de Futebol de Robôs de acordo com as normas da RoboCup. A implementação será feita em C++ e os testes serão realizados no simulador USPDS, desenvolvido no LAR-ICMC-USP.

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