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A relacao entre o antecedente de crise febril e a apresentacao clinica da epilepsia de lobo temporal na infancia.

Processo: 04/10428-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Mariana Ribeiro Marcondes da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Infância   Epilepsia do lobo temporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crise Febril | Epilepsia De Lobo Temporal | Infancia

Resumo

A epilepsia de lobo temporal (ELT) é a forma mais comum de epilepsia parcial no adulto e trata-se de uma síndrome amplamente estudada e caracterizada nesta faixa etária. Clinicamente, as crises do lobo temporal costumam apresentar-se numa mesma seqüência de eventos relativamente estereotipada. Na infância a ELT não tem a apresentação clínica tão homogênea, sendo hoje reconhecida como uma entidade clínico-patológica distinta e ainda pouco estudada. Nas últimas décadas, verificou-se que a crise febril (CF) é achado freqüente em pacientes com diagnóstico de ELT. Há evidência de que haja pelo menos dois tipos de esclerose mesial temporal que são, ao menos em parte, relacionados com antecedente de CF. Além disso, estudos relacionam a presença de CF a um bom prognóstico cirúrgico. Este estudo tem por objetivo verificar se o antecedente de CF interfere na apresentação clínica da ELT na infância. Pacientes acompanhados no ambulatório de epilepsia infantil do HC-UNICAMP com idade entre 0 e 18 anos, diagnóstico de ELT e assinatura pelos pais de termo de consentimento informado. Pelo menos cinqüenta pacientes serão selecionados no ambulatório e com base em seus depoimentos, pastas e visitas de rotina, será preenchido um formulário que posteriormente terá sua análise estatística realizada utilizando-se o teste de qui-quadrado e t -Student com o nível de significância de 0,05. (AU)

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