Busca avançada
Ano de início
Entree

Uniformidade de amadurecimento da manga Tommy Atkins a partir da aplicação de etileno

Processo: 08/09888-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Alfredo Kluge
Beneficiário:Juan Saavedra Del Aguila
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia pós-colheita   Mangifera indica   Pós-colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ACC oxidase | armazenamento refrigerado | Fruto Climatérico | Hormônio vegetal | Mangifera indica | pós-colheita | Fisiologia Pós-colheita

Resumo

A manga é uma espécie originária da Índia, estando atualmente distribuída por praticamente todas as regiões tropicais do mundo, inclusive sendo cultivada comercialmente em algumas regiões de clima subtropical. O interesse pela cultura se deve a excelência de seus frutos que, além de apresentar sabor exótico, são ricos em vitaminas e sais minerais, sendo a manga uma das frutas mais ricas em vitamina A. Em virtude das qualidades organolépticas e alimentícias da manga e a situação privilegiada quanto, principalmente ao clima, o Brasil poderia conquistar o mercado mundial desta fruta. Entretanto, existem poucos estudos no País, referentes a tecnologias de armazenamento, bem como aos aspectos físicos, fisiológicos e bioquímicos do processo de amadurecimento com o uso de etileno exógeno na pós-colheita, que permitam a obtenção de frutos de qualidade e ampliação do período de comercialização da manga. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo determinar as respostas físicas, fisiológicas e bioquímicas associadas às técnicas de aplicação exógena de etileno na pós-colheita destes frutos. O projeto consta de quatro experimentos, nos quais serão avaliados: diferentes temperaturas de amadurecimento com aplicação de etileno; diferentes concentrações de aplicação de etileno; diferentes tempos de aplicação de etileno e uso de armazenamento refrigerado e etileno exógeno, visando obter frutos de qualidade e ampliar o período de armazenamento e comercialização da manga.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUAN SAAVEDRA DEL AGUILA; EDWIN MOISÉS MARCOS ORTEGA; LÍLIA SICHMANN HEIFFIG-DEL AGUILA; RICARDO ALFREDO KLUGE. Efeito de diferentes temperaturas de aplicação ou não de etileno exógeno sobre a qualidade da manga 'Tommy Atkins'. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 33, p. 298-305, . (08/09888-6)