Busca avançada
Ano de início
Entree

Vinhaça concentrada aplicada em soqueiras de cana-de-açúcar: monitoramento dos atributos químicos do solo, lixiviação de íons e eficiência agronômica.

Processo: 10/08114-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Raffaella Rossetto
Beneficiário:Juliana Bombecini
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Vinhaça   Monitoramento ambiental

Resumo

A vinhaça é um resíduo da produção de etanol aplicada na produção das soqueiras de cana-de-açúcar como fertirrigação,economizando fertilizante potássico e consequentemente economizando divisas, uma vez que esse fertilizante é em grandeparte importado e promovendo reciclagem de nutrientes.Devido ao risco de lixiviação de ions para o lençol freático quando se utiliza altas doses de vinhaça ou mesmo devido aoacúmulo de ions pelo aplicação continuada da vinhaça, ano a ano no mesmo local, os órgãos ambientais do Estado de SãoPaulo, lançaram portaria restringindo o uso da vinhaça em solos onde a concentração de K na análise do solo (camanda 0-80cm), é superior a 5% da CTC. Esta portaria resultou na necessidade de transportar a vinhaça para solos mais distantes,aumentando o raio de aplicação deste resíduo e encarecendo os custos de transporte e aplicação.Concentrar a vinhaça é uma das soluções viáveis para transportar esse resíduo a distâncias entre 40 a 100km comeconomicidade. Algumas unidades industriais estão investindo em plantas para a concentração de vinhaça, mas não seconhece os efeitos dessa vinhaça nas propriedades do solo e no risco ambiental de lixiviação de ions.Este projeto pretende avaliar os efeitos da aplicação de vinhaça concentrada, comparativamente com a vinhaça normal, naprodutividade da cana, e no risco ambiental potencial de lixiviação de íons, através da instalação de vários experimentos.Os objetivos deste projeto são:1.1. avaliar as características físico-químicas da vinhaça concentrada de várias coletas e compará-las à vinhaça normal obtida pela mesma usina. Também pretende-se compará-la aos parâmetros estabelecidos pela legislação para seu reuso agrícola, assim com realizar testes que visam avaliar o comportamento do resíduo em diferentes solos, de modo a propiciar o seu aproveitamento sustentável na fertirrigação de culturas como a cana-de-açúcar. 1.2.Avaliar a biodegradação da vinhaça concentrada e sua mineralização, comparando-a com a vinhaça natural.1.3.Avaliar o potencial de lixiviação de ions da vinhaça concentrada comparando-a com a vinhaça normal e com a adubação potássica mineral. Também pretende-se avaliar a eficiência agronômica desse novo resíduo, como fonte de nutrientes para a cana-de-açúcar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)