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Correlação entre atraso neuropsicomotor e ditúrbio de aprendizagem

Processo: 10/06193-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Caroline Kauffmann Becaro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Transtornos de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atraso neuropsicomotor | distúrbio de aprendizagem | Fonoaudiologia | Linguagem escrita | Linguagem Escrita

Resumo

A aprendizagem do código lingüístico se baseia no conhecimento adquirido em relação a objetos, ações, locais, propriedades (Landry et al (2002). Resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas, a estimulação ambiental e evolui de acordo com a progressão do desenvolvimento neuropsicomotor. Muito mais que habilidades sensitivo- sensoriais, é necessária a integridade das funções corticais para promover um aprendizado mais efetivo. Desta forma, compreende-se que todos os níveis de linguagem interferem de forma direta na aquisição e desenvolvimento do código escrito. Há diversos fatores de risco que interferem na primeira infância e, consequentemente, determinam o atraso neuropsicomotor, estes fatores podem ser de ordem biológica, social ou familiar e ambiental. A identificação precoce de problemas de desenvolvimento é muito difícil para o profissional devido á maleabilidade do desenvolvimento neuropsicomotor. O atraso neuropsicomotor pode proporcionar atraso em várias áreas, pois sua presença limita a ação da aprendizagem em seu ambiente com objetos e pessoas. Por isso, considera-se importante a execução desta pesquisa que tem como objetivo investigar a relação entre atraso neuropsicomotor e distúrbio de aprendizagem, por meio de análise de prontuários, contendo como critérios de inclusão o diagnóstico de distúrbio de aprendizagem realizado na Clínica de Fonoaudiologia de Bauru no período de 2005 à 2010, e por conseguinte critérios de exclusão prontuários pacientes que apresentam outros problemas associados como retardo mental, deficiência sensorial, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).

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