Jean-Luc Godard no Brasil: da recepção à interdição (1961-1970)
A influência do grupo Dziga Vertov no cinema de Jean-Luc Godard
Processo: | 97/06861-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 1997 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 1998 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Ismail Norberto Xavier |
Beneficiário: | Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Film noir Diretores Narrativa Gêneros das artes do espetáculo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cinema | Cinema Moderno | Film Noir | Jean-Luc Godard | Teoria Da Narrativa |
Resumo Este projeto visa investigar as relações entre gêneros da indústria e cinema moderno, mais especificamente os modos de apropriação de formas narrativas e ícones do filme Noir Norte-Americano (1941-57) pelo cinema do diretor francês Jean-Luc Godard. Para a pesquisa, pretende-se desenvolver uma análise voltada para os elementos específicos da linguagem e apoiada nas ferramentas da narratologia (propostas por autores como Gérard Geneffe, David Bordwell, Andre Gaudreault, François Jost) e da iconologia recente, centrando-se em aspectos significativos da decupagem, das relações imagem-som, luz, composição do quadro, mise-in-scène. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |