Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise estrutural e bioquimica da septina 7 humana.

Processo: 07/53412-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Vitor Hugo Balasco Serrão
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Clonagem   Purificação   Espectroscopia   Cristalografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Molecular | Clonagem | Cristalografia | Espectroscopia | Purificacao | Septina

Resumo

As septinas estão presentes em fungos e animais e pertencem a uma família de proteínas cujo domínio de ligação à GTP é conservado. Formam complexos homo e heterooligoméricos que podem unir-se em filamentos. Em mamíferos, septinas têm sido associadas a uma variedade de funções celulares tais como citocinese e exocitose e, também, no desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas e câncer. Estudos filogenéticos moleculares em humanos têm identificado treze septinas que são divididas em quatro subfamílias (grupos I, II, 111 e IV). Este trabalho tem como objetivo clonar, expressar em Escherichia coli em forma solúvel e obter informações estruturais e bioquímicas da proteína humana septina 7 e de seu domínio GTPase. Estudos estruturais serão feitos utilizando técnicas espectroscópicas como dicroísmo circular, fluorescência e saxs. O gene da septina 7 será amplificado a partir de uma biblioteca cDNA de cérebro fetal bovino utilizando oligonucleotídeos sintetizados. Os fragmentos amplificados serão clonados no vetor pGEM-T e sub-clonados nos vetores de expressão pET-TV. Dados anteriores obtidos por nós mostram que a proteína septina 7 GTPase foi expressa em E. coli e purificada em coluna de afinidade e de gel filtração de forma solúvel. Os espectros da septina 7 GTPase obtidos são característicos de moléculas formadas principalmente por estruturas irregulares hélices e uma pequena fração de folhas. Os resultados deste trabalho acrescentarão informações fundamentais para o conhecimento estrutural e bioquímico das septinas humanas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALASCO SERRAO, VITOR HUGO; ALESSANDRO, FERNANDO; ARMINI CALDAS, VICTOR EMANOEL; MARCAL, RAFAELA LEITE; PEREIRA, HUMBERTO D'MUNIZ; THIEMANN, OTAVIO HENRIQUE; GARRATT, RICHARD CHARLES. Promiscuous interactions of human septins: The GTP binding domain of SEPT7 forms filaments within the crystal. FEBS Letters, v. 585, n. 24, p. 3868-3873, . (07/53412-3, 08/57910-0, 98/14138-2)