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Alma e percepcao em aristoteles.

Processo: 03/04508-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marco Antônio de Ávila Zingano
Beneficiário:Juliana Ortegosa Aggio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/08899-5 - Ética e metafísica em Aristóteles, AP.TEM
Assunto(s):Alma   Definição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alma | Atividade Perceptiva | Conhecimento Sensivel | Definicao | Entelequeia | Objetos Sensiveis

Resumo

O projeto se resume em examinar como Aristóteles, em seu Tratado da Alma, define o que é a alma, e, a seguir, um de seus atributos, a saber: a faculdade sensitiva. Com relação à definição de alma a dificuldade se encerra na possibilidade de se obter uma definição geral enquanto definição única do ser vivo. Se tal formulação geral não for propriamente uma definição, então devemos conceber a definição de alma enquanto definição dos tipos de alma: da planta, do homem ou do animal. Tendo o intuito de esclarecer o que é alma e o que é cada tipo de alma, será necessário explicitar a analogia que Aristóteles faz entre alma e figura, tipos de figura e tipos de alma. Devemos também expor qual é o método utilizado por Aristóteles para fundamentar com exatidão e cientificidade o exame sobre o que é a alma e a sua função sensitiva. Com relação a esta função específica, analisaremos se há uma definição geral de sensação e, caso haja, devemos concebê-la como um gênero de cinco espécies de sensação - a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, sendo que cada uma terá sua última differentia e, portanto, sua definição própria. Por fim, a problemática que se encerra é a de como podemos examinar e conhecer o que é a percepção a partir dos objetos percebidos, e até que ponto conhecemos os objetos a partir da percepção. (AU)

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