Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreensao e producao de narrativas em pre-escolares.

Processo: 05/59635-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Rafaela Arrigoni
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Linguagem oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianca | Linguagem Oral | Narrativa De Historias

Resumo

Habilidades narrativas favorecem o aprendizado escolar. Crianças pré-escolares melhoram suas habilidades de produção e compreensão de narrativas após participar de programas de leitura de histórias. Com a presente investigação, espera-se estender esses resultados para um programa baseado na narrativa oral de histórias. São seus objetivos: (a) Verificar a eficácia de um programa de narrativa de histórias para desenvolver habilidades de produção e compreensão de histórias em crianças de 4 a 5 anos. (b) Comparar os efeitos de duas condições sobre as habilidades de produção e compreensão de histórias: narrativa seguida de atividades simbólicas relacionadas ao conteúdo da história e narrativa seguida de atividades lúdicas não relacionadas ao conteúdo da história. Participarão alunos de uma escola de educação infantil. Em cada sala de aula, o programa será aplicado em duas etapas de 14 sessões, com a metade da turma realizando atividades simbólicas na 1ª etapa e a outra metade, na 2ª etapa. O delineamento é de comparação de grupos com avaliações pré- e pós-intervenção. Serão feitas as seguintes comparações: (a) desempenho no pré-teste x desempenho no pós-teste 1, no grupo de atividades lúdicas (efeito da narrativa); (b) desempenho do grupo de atividades simbólicas x desempenho do grupo de atividades lúdicas, no pré-teste, no pós-teste 1 e no pós-teste 2 (efeito diferencial da atividade simbólica). Os resultados têm implicações para a promoção do desenvolvimento da linguagem no contexto da educação infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)