Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao entre dois metodos para estimativa de biomassa fitoplanctonica em uma regiao de plataforma continental sob influencia do complexo estuarino da baixada santista.

Processo: 05/59750-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Fabiana Pestana Barbosa
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Plataforma continental   Fitoplâncton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clorofila-A | Fitoplancton | Plataforma Continental

Resumo

Esse projeto pretende avaliar as variações da concentração de clorofila a na região de plataforma continental sob influência da pluma da Baía de Santos, comparando diferentes métodos (fluorimetria e espectrofotometria). As amostras se referem a dois cruzeiros oceanográficos, desenhados com o objetivo de discriminar as massas de água com direta influência dos aportes estuarinos. O presente estudo se vincula ao Projeto Temático Fapesp ECOSAN, cujo objetivo é quantificar o impacto biológico da Pluma do estuário de Santos na Plataforma Continental adjacente. O presente projeto pretende complementar as informações previstas pelo ECOSAN com uma descrição, mais completa da variação dos pigmentos acessórios, possibilitando inferências sobre a composição das espécies. Além disso, tornam-se possíveis estimativas da importância relativa dos produtos de degradação da clorofila a, que em regiões estuarinas, podem significativamente absorver luz, acarretando em erros nas medidas bio-ópticas se não levados em consideração. Assim, nossos objetivos são comparar a performance de diferentes equações espectrofotométricas em relação a um método fluorimétrico em amostras naturais e quantificar a variabilidade observada com as características físico-químicas. O problema será colocado dentro de um contexto em oceanográfia bio-óptica, onde a candidata estará exposta a uma base de dados multidisciplinar e análise de dados em colaboração com outros pesquisadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)