Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da idade na resposta a agressao hepatica por diferentes agentes em modelo experimental de perfusao de figado isolado de ratos.

Processo: 02/00989-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Durval Rosa Borges
Beneficiário:Luciana Iwanaga Leao
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Função hepática   Fígado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Envelhecimento | Figado | Funcao Hepatica | Lesao Hepatica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo comparar a resposta hepática frente a três diferentes tipos de agressão do fígado de ratos jovens e idosos: tratamento com CCI4, estimulo inflamatório com óleo de terebintina e adição de etanol ao líquido de perfusão. O modelo utilizado consiste na perfusão "in situ" de fígado isolado, exsangüinado e perfundido de ratos jovens (< 45 dias) e idosos (> 60 dias), 48 horas após os tratamentos (CCI4 e terebintina). A solução de perfusão (Krebs-Henseleit-BSA 1mg/mL) poderá conter ou não etanol. Alíquotas serão retiradas a cada 30 min (0, 30, 60 min). Nas alíquotas serão determinados: número de eritrócitos (controle da exsangüinação), consumo de oxigênio e depuração da bromsulftaleína (controle de função hepática), concentração de K+ e atividade das enzimas desidrogenase lática (DHL), aspartato aminotransferase (AST) e da enzima inativadora de bradicinina (EC 3.4.25.15), como indicadoras de agressão ao órgão. A contagem de eritrócitos será realizada em câmara de Neubauer. O consumo de oxigênio será calculado após determinação da pO2. A depuração do BSP (0,1 mM de concentração inicial) por método espectrofotométrico. A concentração de K+ no perfusato será determinada por eletrodo íon-seletivo. As atividades de DHL e AST serão realizadas por método espectrofotométrico e a da EC 3.4.25.15 por método espectrofluorimétrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)