Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodegradacao na cavidade bucal - influencia da dieta e das caracteristicas salivares no desenvolvimento de erosao dentaria em criancas, e na degradacao de restauracoes in vitro e in situ.

Processo: 07/54087-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Regina Maria Puppin Rontani
Beneficiário:Gisele Maria Correr Nolasco
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saliva   Erosão dentária   Compósitos odontológicos   Biodegradação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradacao | Compositos Odontologicos | Erosao Dental | Saliva

Resumo

O objetivo desse estudo será avaliar a influência de diferentes ácidos presentes na dieta e das características salivares (pH, fluxo salivar e capacidade tampão) no desenvolvimento da erosão dentária em crianças. Além disso, verificar o efeito das bebidas ácidas e das características salivares na degradação de restaurações em compósito in vitro e in situ. Na primeira fase, será verificada a presença de erosão dentária em 500 crianças de 11 a 12 anos de 20 escolas públicas e particulares da cidade de Piracicaba - SP. Serão correlacionados a presença de erosão (utilizando o índice de O Sullivan, 2000), o consumo de bebidas ácidas e as características salivares. Na segunda fase, será realizado estudo in vitro sobre o efeito de 3 bebidas ácidas na degradação do esmalte e de quatro compósitos odontológicos, através da análise da dureza, rugosidade, adaptação marginal, e das características da superfície em Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e Microscopia de força atômica (MFA). Na terceira parte, as mesmas análises da fase 2 serão realizadas, a fim de avaliar, in situ, o efeito de um refrigerante na degradação das restaurações, em voluntários com características salivares boas (alto fluxo salivar, capacidade tampão normal e pH neutro) ou ruins (baixo fluxo salivar, baixa capacidade tampão e pH ácido). Ainda, as possíveis correlações entre as variáveis e os fatores em estudo serão avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORRER, GISELE MARIA; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; CORREA, MARCELO ALVES; CAMPOS, EDSON ALVES; BARATTO-FILHO, FLARES; PUPPIN-RONTANI, REGINA MARIA. Influence of Diet and Salivary Characteristics on the Prevalence of Dental Erosion among 12-year-old Schoolchildren. JOURNAL OF DENTISTRY FOR CHILDREN, v. 76, n. 3, p. 7-pg., . (07/54087-9)