Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do desempenho motor em escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem.

Processo: 09/09979-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Cristina Camargo de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Transtornos de aprendizagem   Aprendizagem   Dislexia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Dislexia | distúrbio de aprendizagem | Habilidade Motora | Linguagem Escrita

Resumo

Este estudo tem por objetivos caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem com os escolares com bom desempenho acadêmico e verificar a prevalência de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação na população deste estudo. Participarão deste estudo 60 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 11 anos de idade, que freqüentam de 3º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Marília-SP. Os escolares serão distribuídos em quatro grupos: Grupo I (GI): composto por 15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento; Grupo II (GII): composto por 15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem; Grupo III (GIII): composto por 15 escolares com dificuldades de aprendizagem e Grupo IV (GIV): composto por 15 escolares com bom desempenho acadêmico pareado segundo gênero e faixa etária com os grupos GI, GII e GIII. Após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, os escolares serão submetidos à aplicação da Escala do Desenvolvimento Motor. Os resultados serão analisados estatisticamente visando a caracterização e comparação intra e inter-grupos do perfil motor dos escolares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)