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OCORRÊNCIA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS ALTERADOS EM UMA AMOSTRA DE FALA E DE ESCRITA DE ESCOLARES DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO 1º AO 5º ANO ESCOLAR: ESTUDO COMPARATIVO.

Processo: 09/18333-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Ana Carla Leite Romero
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da articulação   Aprendizagem   Escrita manual   Linguagem   Testes de articulação da fala   Escolaridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | escolaridade | escrita manual | testes de articulação da fala | transtornos da articulação | Linguagem

Resumo

Os objetivos deste estudo são verificar a ocorrência de processos fonológicos alterados em uma amostra de fala e escrita de escolares de 1º ao 5º ano do ensino público e particular; comparar a ocorrência de processos fonológicos alterados em uma amostra de fala e escrita de escolares de 1º ao 5º ano do ensino público e particular; verificar se o índice de gravidade PCC e PCC-R difere na amostra de fala e na amostra de escrita e correlacionar os processos fonológicos alterados e o índice de gravidade PCC e PCC-R da amostra de fala e de escrita. Participarão deste estudo 300 escolares, sendo 150 escolares de escola pública municipal e 150 escolares de escola privado do Município de Marília-SP, distribuídos entre o 1º e o 5º ano escolar, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 anos a 10 anos e 11 meses de idade . Como procedimentos serão aplicados as provas de fonologia do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e redação temática. Após a avaliação, transcrição e análise dos processos fonológicos da amostra de fala e de escrita serão calculados os valores do índice de gravidade por meio da porcentagem de consoantes corretas. Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar e correlacionar a ocorrência de processos fonológicos alterados em uma amostra de fala e de escrita de escolares do ensino público e privado.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONIQUE HERRERA CARDOSO; ANA CARLA LEITE ROMERO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com dislexia e escolares com bom desempenho acadêmico. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 287-292, . (09/18333-0)