Bolsa 06/02532-6 - Patologia bucal, Carcinoma de células escamosas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação da eosinofilia tecidual com o processo de invasão tumoral em carcinomas espinocelulares de boca

Processo: 06/02532-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Denise Tostes Oliveira
Beneficiário:Agnes Assao
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Carcinoma de células escamosas   Neoplasias bucais   Eosinofilia   Biomarcadores tumorais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Boca | Carcinoma Espinocelular | Eosinofilo | Patologia Bucal

Resumo

A função exata dos eosinófilos presentes nos carcinomas espinocelulares de boca não está totalmente esclarecida. Pretende-se neste estudo investigar a eosinofilia tecidual em carcinomas verrucosos e analisar sua importância como marcador biológico da invasão tecidual nos carcinomas espinocelulares de boca. Serão utilizados para este estudo pacientes submetidos ao tratamento de carcinoma verrucoso ou espinocelular bem diferenciado de boca, com e sem comprometimento linfonodal, no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Centro de Tratamento e Pesquisa do Hospital do Câncer A.C. Camargo, em São Paulo, no período de 1980 a 2000. As informações referentes aos pacientes (identificação e seus dados demográficos, história clínica, exame loco-regional, cirurgia, radioterapia pós-operatória, microscopia da peça cirúrgica inicial e evolução do paciente) serão obtidas a partir do banco de dados pertencente ao Serviço de Arquivo Médico do referido hospital. A análise da eosinofilia tecidual associada a tumores será realizada na região do front de invasão tumoral das peças cirúrgicas dos carcinomas verrucosos e espinocelulares bem diferenciados, corados em Hematoxilina e Eosina. Os eosinófilos serão quantificados por meio de um sistema computadorizado de captura de imagens, composto por uma câmera digital acoplada a um microscópio com objetiva de 40X. Esta câmera encontra-se conectada a um microcomputador contendo um sistema de processamento e análise de imagens. O número médio de eosinófilos por milímetro quadrado será obtido e estatisticamente comparado nos diferentes grupos estudados, bem como a influência da eosinofilia tecidual no prognóstico destes pacientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, DENISE TOSTES; TJIOE, KELLEN CRISTINE; ASSAO, AGNES; SITA FAUSTINO, SIMONE ELOIZA; CARVALHO, ANDRE LOPES; LANDMAN, GILLES; KOWALSKI, LUIZ PAULO. Tissue Eosinophilia and Its Association With Tumoral Invasion of Oral Cancer. INTERNATIONAL JOURNAL OF SURGICAL PATHOLOGY, v. 17, n. 3, p. 244-249, . (06/02532-6)